quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Dragan Stojković – O maestro



É um jogador que passaria despercebido na fortíssima geração Iugoslava que contava com Savićević, Petković, Milošević, Stanković, Kovačević e Mihajlović, digo: passaria se não fosse exatamente ele quem fizesse todos esses grandes jogadores jogar com seus passes perfeitos quando se reuniam.

Muitos jogadores são chamados de maestros, uns merecem ser chamados assim a grande maioria não, Stojković é um dos que merecem ser chamados de maestro. Os times em que atuou pareciam jogar ao som da mais refinada melodia, um autêntico camisa 10. Êêêêê saudades dos “camisas 10”.

Estreou pela seleção de seu país em 1984 (na equipe adulta) e foi medalha de bronze na olimpíada, mesmo o tempo parecendo demasiado longo jogou brilhantemente pela seleção de seu país até 1998 quando a seleção iugoslava fez uma excelente campanha sendo eliminada nas oitavas de final pela Holanda aos 48 do segundo tempo com um golasso do Edgard Davids (outro baita jogador). Stojković jogou pela Iugoslávia do pré e do pós guerra, simbolizando toda a categoria dos sérvios, chamados de “brasileiros da Europa”.

Um fato interessante ocorreu quando o jogador em questão atuava pelo Olympique de Marselha em 1991 quando na final da Copa da UEFA não quis cobrar um penalty contra seu ex clube o Estrela Vermelha de Belgrado, que na ocasião sagrou-se campeão do torneio. Foi emprestado ao Hellas Verona e voltou em 1993 sendo campeão da Europa pelo mesmo Olympique do mesmo ano. Não, não se fazem mais jogadores assim.

Imagem que não me sai da cabeça é a da atuação magistral de Dragan Stojković contra a Alemanha pela fase de classificação da Copa do Mundo de 1998 no jogo que ficou 2 x 2, uma das melhores atuações que já vi.

Dragan Stojković, para jogadores como você que existem a CAMISA 10.

Um comentário:

  1. Cracasso...sem comentários, não peguei muito de sua carreira...mas pelo o pouco que vi (q na verdade não é pouca coisa..hehe) já o considero como um "verdadeiro maestro" da época moderna do futebol...
    Gabrielrv10

    ResponderExcluir