terça-feira, 24 de novembro de 2009

Enzo Francescoli – O Príncipe uruguaio



Um jogador que o Zidane nomeou seu filho para homenageá-lo (Enzo Francescoli Zidane), não pode ser pouca coisa, dizia Zidane que não só foi o melhor jogador que ele viu jogar, mas era o jogador em quem inspirava, chegando ao ponto de ainda na época do Olympique usar uma camisa do seu ídolo abaixo da sua.

Enzo Francescoli Uriarte foi o último grande jogador uruguaio, meio campo clássico com uma destreza fenomenal, driblador fantástico e com uma visão de jogo anormal foi sem dúvidas um dos grandes meias que já vi atuando.

Foi ídolo no futebol argentino, no qual atuou pelo River Plate onde ao lado de Di Stéfano e Labruna figura entre os maiores ídolos daquele gigante do futebol argentino.

Francescoli foi o grande craque uruguaio de uma geração perdida, geração esta que envergonhou o vitorioso futebol uruguaio com derrotas e mais derrotas, foi o principal responsável pelo último grande triunfo do ofuscado futebol uruguaio: a Copa América de 1995, quando já com 33 anos o “El Príncipe” fez o gol do título.

Imagem que não me sai da cabeça é justamente a explosão da já tão sofrida torcida uruguaia após o gol do craque celeste contra o Brasil.

Se não fosse ter nascido em uma geração tão medíocre do futebol de seu país Francescoli seria idolatrado pelos que não entendem de bola, pois quem entende como o próprio Zidane já o idolatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário