sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Palmeiras x Flamengo, semifinal da Copa do Brasil de 1999: “O milagre palestrino”


No dia 21 de maio de 1999, no Estádio Palestra Itália (que homenageia o primeiro nome do time alviverde paulista) ocorreu uma das maiores e mais inacreditáveis batalhas futebolísticas da história. O jogo, ou melhor, a guerra, era válida pelo 2° jogo da semifinal da Copa do Brasil do respectivo ano e de um lado se encontrava a Sociedade Esportiva Palmeiras e do outro o Clube de Regatas Flamengo.

O resultado do primeiro jogo, 2 a 1 a favor do Flamengo, dava uma ligeira vantagem ao rubro negro. Para se classificar o Palmeiras teria que vencer por dois gols de diferença. O Flamengo tinha um excelente time e contava com a qualidade técnica e o faro de gol do maior goleador que vi jogar, o “baixinho Romário”, considerando que ainda estava no auge de sua carreira. Entretanto, o Palmeiras contava com um dos melhores elencos de sua história e confiava no trabalho sério do então técnico Luis Felipe Scolari, que 3 anos depois levaria a seleção brasileira ao pentacampeonato mundial.

O jogo estava truncado! No meio de campo, a marcação de ambos os times era implacável, até que aos 42 minutos do primeiro tempo o time carioca abriu o placar: Rodrigo Mendes fuzilou a bola no gol do arqueiro Marcos (que em breve ficaria conhecido como São Marcos, pelos milagres operados no gol palmeirense). O Palmeiras agora precisava marcar 3 gols para se classificar. O primeiro tempo acabara e o time palestrino saía cabisbaixo para o vestiário.

Não se sabe o que o “Felipão” falou aos jogadores, mas o que se pode notar é que o time voltou do vestiário para o segundo tempo com outro ânimo. E aos 26 do segundo tempo, em uma bola rebatida na área Oséias (grosso, mas matador) empatou o jogo para o time paulista.

Seis minutos depois, numa cobrança de falta perfeita, no ângulo do gol do goleiro Marcos, Rodrigo Mendes, mais uma vez colocou o Flamengo em vantagem. A torcida palmeirense não acreditava no que via, o Palestra Itália emudeceu-se. Para se classificar o time paulista precisava de um milagre, teria que marcar 3 gols em pouco mais de 10 minutos, considerando os acréscimos dado pelo árbitro. Parte da torcida se levantou e fazia fila para deixar o estádio.

A imprensa esportiva já declarava o Flamengo como o finalista da Copa do Brasil de 1999(não a culpo por isso, pois nem mesmo os mais fanáticos palmeirenses acreditavam numa virada, ainda mais por 2 gols de diferença). Na Rede Globo, Galvão Bueno narrava: “nada mais tira essa final do Flamengo”. Pela Rádio Bandeirantes, o grande José Silvério disse: “Somente um milagre para salvar o ferido Palmeiras”. Luciano do Vale, pela Rede Bandeirantes declarava: “O Flamengo está na final”. Até que aos 35 do 2° tempo, surgia um fio de esperança alviverde: Júnior (lateral esquerdo) chutou uma bola venenosa da entrada da grande área e estufou as redes do gol flamenguista.

Poderia ocorrer o improvável? Seria possível uma virada do Palmeiras sobre o Flamengo? Ocorreria o “milagre” profetizado por José Silvério?

A torcida que outrora deixava o estádio, retornava e com ela voltava o sonho de estar em mais uma final na Copa do Brasil. Aos 44 do 2° tempo o Palmeiras tinha um escanteio à seu favor. O banco de reservas estava “todo de pé” e em mais uma bola rebatida pela defesa o Palmeiras chegava à virada. Euler, “o filho do vento”, marcou o terceiro do time palmeirense.

Agora a torcida palmeirense estava em êxtase, o Palestra Itália tremia, os jogadores demonstravam uma raça e determinação inimaginável. Haviam ganhado tantas batalhas para nada? Haviam chegado à virada para “morrerem na praia”?

NÃO! Custasse o que custasse aqueles jogadores, ou melhor dizendo, aqueles guerreiros, não sairiam derrotados daquela partida.

No último lance da partida, aos 48 do segundo tempo, outro escanteio para o time do Palmeiras.

Agora não só o banco de reservas como todos que se encontravam no estádio estavam em pé gritando, incentivando e aguardando que o grande milagre palestrino ocorresse. O goleiro Marcos se dirigiu à área. Foi a vez da torcida flamenguista se emudecer. Júnior bateu o escanteio, Evair cabeceou em cima do zagueiro, o mesmo Evair chutou a bola rebatida, Oséias dividiu a bola no alto com o goleiro e Euler, mais uma vez ele, o “filho do vento”, de cabeça empurrou para o gol.

Estava concretizado o milagre da raça e da determinação. Chegava ao fim um dos maiores jogos da história do futebol mundial. Uma virada surpreendente! Algo utópico havia ocorrido e o Palmeiras chegava pela segunda vez consecutiva na final da Copa do Brasil.

O que não me sai da cabeça é o momento do último lance da partida, na hora do escanteio, todos os palmeirenses se levantaram e começaram a pular e gritar: “Olê...olê...olê...porcoooo...porcooo”, até que mostrou a imagem da câmera que localizava-se em meio à torcida alviverde e se podia ver claramente o tanto que a arquibancada estava estremecida. Podia observar no olhar de cada palmeirense um brilho de esperança, e talvez essa energia...esse momento em que não se encontrava nenhum ser vivo parado no Palestra...foi o que levou o Palmeiras à grande virada.

Texto de:
GABRIEL ALVES OLIVEIRA

14 comentários:

  1. Nem é necessário dizer o quanto torci contra o Flamerda aquele dia né?

    Euler o "filho do vento".

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente demais, ainda não sabia o que era torcer muito bem naquela epoca, mas hoje me emociona mais e mais, cada vez que vejo isso, e é essa história que me faz HOJE aceidtar no Palmeiras em qualquer situação!

    Euller o filho do vento!

    ResponderExcluir
  3. Adrielly Lima Santos
    Eu choreii aquii,fiqueii toda arrepiadaa, Obrigadoo Palmeiras por vc existii eu te Amo Verdão ♥

    Palmeiras minha vidaa!!!

    ResponderExcluir
  4. eu era pequino nessa epoca mais tava presente no estadio quanta emoção ver aquele goll do euller não sabia ser comemorava ou se chorava.
    te Amo Verdão ♥

    ResponderExcluir
  5. Aaai Guii e Adri, essa é a mnais pura verdade, JAMIS SUBESTIME O PALMEIRAS, nós somos cappazes de tudoO!

    ResponderExcluir
  6. Me arrepiei todo ao ler !!! Te Amo Palmeiras !!! Inexplicável tanta emoção !!!

    ResponderExcluir
  7. Inesplicavel mesmo, Palmeiras é tudo! Obrigada adalberto por ajudar a mostrar o nosso amor *-* mas daqui a pouco o dono vai brigar comigo! HUDSAIHDSAUIH

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Palmeirass Sempree vamos te Amarr
    Palmeiras minha vidaa!!
    Eu te AmoOo verdão Sempree Sempree

    Uii Maah o donoo vaii brigarr kkkk

    ResponderExcluir
  10. Verdão pra sempre.
    Palmeiras no coração!
    Nasci Palmeiras, vou morrer Palmeiras, e vou ser Eternamente Palmeiras.

    Vai mesmoo! HSAUIHDSAUIDSHAS
    Se bem que ele não tem porque reclamar, isso ta gerando comentarios e visualizações, que é um dos seus objetivos quando você cria um blog!
    DSAUDSADSAUDASHUDSA

    Tem uma frase que em arrepio toda quando leio, quero compartilhar com vocês!

    "Quando morrer o ultimo palmeirense, não é um sinal de que o clube ira acabar. É um sinal dos novos tempos, e a certeza de que o futebol mudou para outro lugar *-*

    ResponderExcluir
  11. A torcida do palmeiras é a mais apaixonada a mais fiel!!!!!
    Faça chuva faça sol, perdendo ou ganhando, é facil muito facil encontrar o manto verde desfilando pelas ruas da cidade.
    PALMEIRAS Eu TE AMO!

    ResponderExcluir
  12. Palmeiras !!!! Se eu tentasse definir o quão especial tu és pra mim , palavras não teriam fim . Definir o amor não dá , então direi apenas , obrigado !!!! E sei que entenderás !!!!Preciosos tu és !!!! Para mim !!!! Te amo Palmeiras !!!! Paixão igual a essa não , há !!!!

    ResponderExcluir
  13. Aonde eu acho esse jogo narrado por José Silvério????

    ResponderExcluir