domingo, 13 de dezembro de 2009

O jogo dos séculos


Quando imaginei um espaço para falar de jogos históricos o primeiro que me veio a mente é justamente esse, Vila Nova 5 x 3 Goiás.

Foi sem sobra de dúvidas a maior virada da história do futebol, digo isso sem medo algum de errar. Dizem que foi a “virada do século”, mas eu discordo, foi a virada dos séculos, eu duvido que nos séculos anteriores ou nos futuros existiram ou existirão uma virada de tal magnitude, não sou louco e sei que o futebol é um esporte novo, mas pode juntar aí também a pré-história do futebol, pois nem no futebol massivo bretão ou gaulês, nem no calccio praticado nas terras em que posteriormente se formaria a Itália, nos jogos maias ou na China do imperador Su existiu uma virada assim.

Sim, foi uma virada, na verdade a maior virada que o futebol já viu. Muitos times trocariam muitos troféus de suas respectivas galerias por uma virada de tal magnitude. O Madrid trocaria no mínimo dez campeonatos de seu país por uma vitória assim sobre o Barcelona e vice e versa, aliás essa lógica se aplica a qualquer grande clássico.

Quem ama e conseqüentemente vive futebol sabe o que uma grande rivalidade é capaz, sabe que vencer o rival vale tanto quanto vencer um campeonato, um folclórico dirigente do futebol brasileiro dizia: “o meu time joga dois campeonatos em um, o primeiro e mais importante é vencer o rival, o outro é o campeonato propriamente dito”.

Vila Nova e Goiás é sem dúvidas um desses clássicos, o que começou como o time dos pobres (Vila) contra o time dos ricos (Goiás) veio a ser uma das grandes rivalidades do futebol brasileiro.

O tal jogo mitológico aconteceu em 28 de março de 1999, pelo Campeonato Goiano do referido ano, o time do Goiás contava com jogadores como: Sílvio Criciúma, Josué, Marquinhos, Túlio, Aloísio, Fernandão e Araújo, um time que realmente colocava medo nos adversários.

Do lado do Vila Nova, um monte de guerreiros, não que não fossem bons jogadores, mas somente guerreiros para expressar o que eram aqueles jogadores.

O jogo começou e rapidamente co Goiás fez 3 x 0, três gols no goleiro Harley que já havia assinado contrato com o time de verde e que posteriormente se tornara um dos maiores ídolos da história deste time.

Final do primeiro tempo a torcida começou a gritar o irritante grito “1, 2, 3 o Vila é freguês.” Parecida tudo perdido.

E a torcida do Vila Nova? Estava lá, porque a torcida do Vila não abandona o time.
Começa o segundo tempo e aos 11 minutos Anderson faz um gol, muitos pensaram “pelo menos não será goleada”, pouco depois Anderson faz mais um e muitos pensaram “uai, dá para empatar”. Até que Leonardo fez um gol fabuloso, do meio do campo encobrindo o goleiro adversário quando muitos pensaram “que se dane, dá para ganhar”. Luizão de falta fez o gol da virada e todos pensaram “não acredito que estou presenciando isso”, depois ainda teve mais um, aí não deu para pensar mais nada.
Foi um jogo fenomenal, todos os ingredientes necessário aos grandes jogos, casa cheia, rivalidade a flor da pele, jogadores expulsos, tensão e muitos, muitos gols.
O que não me sai da cabeça? Nada me sai da memória, eu poderia falar do gol do meio campo, ou qualquer outro, mas o que é mais marcante nesse jogo é a explosão da sofrida torcida vilanovense, que conseguiu a virada dos séculos.
O Vila Nova pode até ver seus rivais terem existo em suas empreitadas enquanto não consegue atingir seus objetivos, mas a virada dos séculos, ninguém tira do Vila Nova.

Se um dia eu for acometido de perda de memória e puder pedir a Deus que me conserve apenas uma lembrança, peço a Deus que conserve na memória exatamente a lembrança desse jogo.



Vilaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

Um comentário:

  1. Olha cara, sou esmeraldino mas me emocionei com suas palavras.
    Eu estava nesse jogo, ainda criança acompanhado de meu pai, era se não me engano a 2° vez que ia ao serra dourada, apesar da pouca idade (10 anos) me lembro praticamente de cada detalhe desse dia,o tumulto na entrada, Araújo voando no 1° tempo, fernandao imitando um tigre morrendo após o 3 gol do Goiás, após o empate do vila, meu pai resmungando com Adnam(goleiro do Goiás).Depois do gol da virada do vila de falta, logo em seguida meu pai me pega pelo braço e sai em disparada rumo ao estacionamento, onde dentro do carro ainda ouvimos o 5 gol do vila narrado pelo saudoso Edsom Rodríguez.

    ResponderExcluir