segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Pelé: o rei o mito

Não direi que é o jogador que mais quis ver jogar entre todos os que não vi porque eu já disse que tal jogador era um outro cracasso de bola. Mas também para não ser óbvio demais, pois Pelé é o jogador que todos deveriam ter visto jogar.

Existem pessoas que nascem para fazer determinada coisa, como os casos de Hitler que nasceu para mentir para as pessoas, Rockfeller que nasceu para enganar as pessoas, Beethoven que nasceu para a música, Michael Jordan que nasceu para jogar basquete ou Dostoievski que nasceu para as letras. Pelé é um desses, nasceu para deslizar nos gramados nos gramados de futebol, ou será que o futebol que nasceu para ter Pelé como rei.

Pelé foi o maior simplesmente porque foi o jogador mais completo que o futebol já viu e que jamais tornará a ver, implacável matador,batia forte, mas “colocava” a bola quando como ninguém, tinha uma batida mortal tanto de fora quanto de dentro da área, driblava como poucos e ainda era um exímio cabeceador. É, Pelé foi o mais completo futebolista que o mundo já viu.

Por tudo isso que meu pesar é tão grande, eu não vi Pelé jogar.

Muitos comentem pecados contra o nome santo de Pelé, comparam meros mortais ao deus do futebol, comparam humanos ao mito. Existem estúpidos e incultos que criticam a pessoa do Pelé, dizendo que Pelé é eterno e o Edson não, pobres babacas! Qual jogador em qualquer esporte no ápice de sua carreira lembrou dos pobres e oprimidos? Quem lembrou das criancinhas? Portanto, mais respeito ao pronunciarem o nome santo de Pelé.

Um jogador de 1284 gols, 31 títulos e 25 artilharias, além de uma quantidade incontável de fãs, um homem mais conhecido no mundo do que Jesus, Buda ou Maomé, sim é ele: Pelé.

O que não me sai da cabeça? Essa pergunta é realmente difícil, são tantas imagens, mas a principal delas é na final da Copa de 1958, remoto tempo em que o Brasil ainda não era o BRASIL, Pelé um molequinho de 17 anos assombrou o mundo com seu futebol-arte, na final meteu um chapéu no marcador sueco e fez o mais belo gol de todas as Copas. Mas o que não me sai da cabeça é o conjunto da obra, o golasso e a narração oficial do rádio que dizia: “maaaaaaaaaaaaaaaaaaagistral o gol de Peléééééééé”, isso não me sairá da cabeça jamais.

Sim, Pelé um jogador maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaagistral. Depois dele a camisa 10 ficou imortal, mas de fato, depois de Pelé o futebol ficou imortal.



Pelé, o jogador que todos deveriam ter visto jogar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário