terça-feira, 24 de novembro de 2009

Marco Van Basten – O San Marco



Às vezes fico me perguntando por que me lembro tão nitidamente do Van Basten jogando e não me lembro do Maradona sendo que o argentino jogava no mesmo campeonato italiano e na mesma época. Mas depois de tanto pensar sei sim porque em minha lembrança tem o inigualável centroavante, é que para mim (me desculpe o Romário) ninguém fazia gols tão bem quanto ele.

Confesso que minha posição favorita sempre foi o meio campo, mas este centroavante me encantou por demais, fazia gols fáceis com facilidade e fazia gols difíceis inacreditavelmente com a mesma facilidade.

Atuou com duas das mais importantes camisas do futebol, Ajax e Milan, mesmo eu sendo simpatizante confesso do Feyenoord na Holanda e da Roma na Itália não tem como deixar de admirar este exímio fazedor de gols. Jogou também com a camisa da fortíssima seleção holandesa, que nunca neguei tem minha profunda admiração.

Imagem marcante pra mim é a do ainda jovem treinador Guus Hiddink na final da Uefa de seleções de 1988 com a cara de susto após inesquecível gol de Van Basten quando este recebendo a bola numa posição aparentemente impossível para alvejar a baliza, um fantástico remate de primeira com o seu pé direito, que fez a bola passar por cima do goleiro Rinat Dasaev e entrar ao poste mais distante.

Se não fosse seu frágil joelho Van Basten teria encantado ainda mais o mundo do futebol. Mas fico feliz por ter visto este cracasso jogar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário